MEDIA

NOTÍCIAS

MEDICAMENTOS GENÉRICOS

30 anos de medicamentos genéricos em Portugal

Os primeiros medicamentos genéricos começaram a ser comercializados há 30 anos em Portugal, mais precisamente a 8 de julho de 1992. Neste aniversário, a APOGEN enfatiza que, nas últimas décadas, foi realizado um enorme trabalho de valorização destas tecnologias de saúde mais custo-efetivas graças ao trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com particular destaque para o Infarmed. Também o forte contributo dos prescritores, das farmácias e da indústria farmacêutica comercializadora destes medicamentos foi decisivo na construção da confiança da pessoa com doença.

 

Considerando que as despesas das famílias portuguesas com a saúde continuam a estar acima da média europeia, conforme dados da OCDE de 2021, uma maior utilização dos medicamentos genéricos democratiza o acesso à saúde e é um importante indicador de desenvolvimento social.

SER ASSOCIADO


De acordo com os Estatutos, podem inscrever-se na APOGEN “todas as empresas singulares ou colectivas do sector farmacêutico que desenvolvam actividade de investigação e desenvolvimento, industrial e/ou comercial em Portugal no âmbito da difusão do mercado e do medicamento genérico e biossimilar, segundo a definição dada pela Associação Europeia de Medicamentos Genéricos (Medicines for Europe).


PEDIDO DE INFORMAÇÃO

CÓDIGO DE CONDUTA


O Código de Conduta da APOGEN sobre Interações com os intervenientes do sector da Saúde tem a finalidade de estabelecer um quadro de normas e princípios que promovam a confiança, o comportamento responsável, e o respeito, entre empresas farmacêuticas e os intervenientes do sector da Saúde, incluindo Profissionais de Saúde, Organizações de Saúde, doentes e Organizações de Doentes.

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Developed by Laranja Zen