POUPANÇA GERADA EM 2020

Com dispensa de medicamentos genéricos em ambulatório

419860766.03 €*


*Análise no mercado GH, simulação da valorização do volume total de genéricos dispensados em GH pela diferença entre preço médio mensal dos medicamentos de marca e genérico por GH.
A poupança refere-se ao total (público, privado e utentes). Estimado com base no histórico da poupança gerada.
Fonte: ANF – Análise CEFAR/Sistema de Informação hmR

SOBRE OS MEDICAMENTOS GENÉRICOS

São medicamentos com a mesma composição qualitativa e quantitativa em substâncias activas, a mesma forma farmacêutica e cuja bioequivalência com o medicamento de referência haja sido demonstrada por estudos de biodisponibilidade apropriados.

SOBRE OS MEDICAMENTOS BIOSSIMILARES

São medicamentos biológicos que são desenvolvidos para serem similares a um medicamento biológico existente (“medicamento de referência”).

EM DESTAQUE


Farmácias e Indústria de Medicamentos Genéricos lançam contador online.

MAIS TEMAS DE INTERESSE

Veja o infográfico com mais detalhes.

A Medicines for Europe lançou a sua visão sobre a política de saúde antes das eleições europeias. O manifesto “ Together for Health” destaca o compromisso da indústria de medicamentos genéricos e medicamentos biossimilares para um acesso sustentável aos cuidados de saúde dos doentes na Europa.

Um novo tipo de medicamentos que são tão eficazes como os biológicos mas com um custo mais baixo. Assista ao vídeo.

A APOGEN recebeu o Prémio Sustentabilidade pela contribuição para o desenvolvimento do mercado dos medicamentos genéricos e dos medicamentos biossimilares.

Em 2017, metade da despesa do Serviço Nacional de Saúde com medicamentos em ambulatório foi gasto em fármacos genéricos. Uma poupança significativa para o Estado.

Projeto Europeu que trata da cooperação e informação contra a venda online de medicamentos falsificados ou ilegais. A APOGEN aderiu ao projecto.

A interação entre medicamentos inovadores e medicamentos genéricos ou medicamentos biossimilares é um círculo virtuoso. Veja o infográfico com mais detalhes.

Conheça as regras acordadas pela APIFARMA, APOGEN, ANF, AFP e OF para as visitas de profissionais da Indústria Farmacêutica e Meios de Diagnóstico em período de pandemia por COVID-19.