APOGEN

Filiações

A Medicines for Europe iniciou a sua atividade há cerca de 20 anos enquanto “European Generic Medicines Association (“EGA”) com o objetivo de representar a indústria de medicamentos genéricos europeia, na altura, emergente. Posteriormente, o seu âmbito evoluiu passando a representar adicionalmente a indústria dos medicamentos biossimilares e mais recentemente também a indústria dos “value added medicines” (medicamentos de valor acrescentado).
A sua visão é promover um acesso sustentável a medicamentos de alta qualidade, com base em 5 pilares importantes: doentes, qualidade, valor, sustentabilidade e parceria.
A indústria de medicamentos genéricos, medicamentos biossimilares e de medicamentos de valor acrescentado aumenta o acesso a medicamentos, gerando melhores resultados em saúde e contribuem diretamente, de forma muito significativa, para a economia europeia, existindo mais de 400 fábricas europeias e 126 centros de I&D que empregam mais de 190 000 funcionários com elevada qualificação. É uma indústria que lidera em empregos de elevado grau de qualificação e em I&D, investindo até 17% do seu volume de negócios em investigação e desenvolvimento de medicamentos genéricos, medicamentos biossimilares e medicamentos de valor acrescentado.
Os membros das Medicines for Europe fornecem a maior parte dos medicamentos do espaço europeu, disponibilizando aos doentes, aos profissionais de saúde e aos sistemas nacionais de saúde europeus medicamentos essenciais para o tratamento de doenças agudas e crónicas dos foros cardiovascular, oncológico, diabetes, entre outros. Para mais informações consulte www.medicinesforeurope.com.

A MVO Portugal é a entidade nacional responsável pela implementação e operacionalização do Sistema Nacional de Verificação de Medicamentos, no seguimento do estabelecido pela Diretiva n.º 2001/83/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho de 6 de novembro de 2001, alterada pela Diretiva n.º 2011/62/EU, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 8 de junho de 2011 e pelo Regulamento Delegado (EU) n.º 2016/161, da Comissão de 2 de outubro de 2015. No seguimento da publicação do Regulamento Delegado, foi publicado o Decreto-Lei nº 26/2018, de 24 de abril, transpondo para o ordenamento jurídico nacional o disposto na legislação europeia.

A APOGEN enquanto Membro Efetivo da associação encontra-se representada na Direção da MVO Portugal, participando ativamente na implementação e operacionalização do Sistema de Verificação de Medicamentos Português (PtMVS). Para mais informações consulte www.mvo.pt.

É um centro de arbitragem institucionalizada, de âmbito nacional, criado em 2009, inserindo-se dentro da rede de Centros de Arbitragem Portugueses apoiados pelo Estado, com competência para resolver litígios em 3 áreas: Propriedade Industrial, Nomes de Domínio de .PT e Firmas e Denominações. Para mais informações consulte www.arbitrare.pt.

A CIP - Confederação Empresarial de Portugal é uma estrutura associativa patronal que representa mais de 150 mil empresas, que empregam 1,8 milhões de trabalhadores e são responsáveis por um volume total de negócios que representa 71% do PIB. Tem como missão a defesa do tecido empresarial nacional, com autonomia e independência, em Portugal e no Mundo. É uma estrutura que acredita numa economia aberta, baseada no conhecimento e na inovação como motor do crescimento económico e social. A CIP defende uma economia dinâmica, assente no aumento da produtividade e da competitividade, em que as oportunidades, o crescimento e a prosperidade sejam partilhados por todos, e para a qual todos contribuam.
Atualmente tem assento no Conselho Económico e Social e na Comissão Permanente de Concertação Social, bem como no Comité Económico e Social Europeu, participando em negociações para a implementação de políticas económicas e sociais, em defesa dos interesses e competitividade das empresas e da promoção da coesão económica dando voz aos seus associados nas principais instituições políticas, económicas e sociais.
A APOGEN é associada da CIP desde junho de 2021 e é membro do Conselho Estratégico Nacional da Saúde. Para mais informações consulte https://cip.org.pt/.

SER ASSOCIADO


De acordo com os Estatutos, podem inscrever-se na APOGEN “todas as empresas singulares ou colectivas do sector farmacêutico que desenvolvam actividade de investigação e desenvolvimento, industrial e/ou comercial em Portugal no âmbito da difusão do mercado e do medicamento genérico e biossimilar, segundo a definição dada pela Associação Europeia de Medicamentos Genéricos (Medicines for Europe).


PEDIDO DE INFORMAÇÃO

CÓDIGO DE CONDUTA


O Código de Conduta da APOGEN sobre Interações com os intervenientes do sector da Saúde tem a finalidade de estabelecer um quadro de normas e princípios que promovam a confiança, o comportamento responsável, e o respeito, entre empresas farmacêuticas e os intervenientes do sector da Saúde, incluindo Profissionais de Saúde, Organizações de Saúde, doentes e Organizações de Doentes.

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Developed by Laranja Zen